Se você é gestor de academia, é bem provável que um dia já quis ser atleta profissional.
Principalmente se também for um profissional de educação física.
Porque o atleta profissional sempre foi uma inspiração para quem gosta de esportes, independente de qual esporte.
E foi pensando exatamente na inspiração que gera nas pessoas, que escrevemos este artigo, com as 3 atitudes de um atleta profissional que podem auxiliar na estratégia de retenção dos alunos na sua academia.
Então, continue lendo para saber como inspirar os seus alunos a conseguir atingir suas metas na sua academia.
O que as pessoas querem quando se matriculam em uma academia?
Podemos citar muitas coisas:
E muitos outros motivos, que ele declara ou não. Mas tudo isso pode ser resumido em uma única palavra…
Resultado!
O seu cliente quer ter resultado naquilo que busca, como um atleta profissional busca seu índice, seu tempo, suas marcas, suas medalhas ou o seu lugar no pódio.
A boa notícia é que o seu cliente precisa de alguém que o ajude a atingir seus objetivos, ou seja, você é muito mais útil do que pensa.
Procure o seu aluno, entenda as necessidades dele e tracem juntos um caminho até a meta.
E para não se desviar deste caminho, fique atento à segunda dica.
A falta de disciplina é o que mais atrapalha o seu aluno a atingir os seus objetivos.
Aí eu te pergunto: o que você faz quando o seu aluno deixa de frequentar a sua academia?
Um erro muito comum que alguns profissionais cometem e acaba contaminando o gestor é pensar que sua obrigação com o aluno se resume ao que ele faz “da porta da academia para dentro”.
Eu diria que isso é o mínimo a ser feito.
Mas, se você quer fazer o seu aluno ter uma performance capaz de conduzi-lo aos seus objetivos, já deve saber que fazer apenas o mínimo, não basta.
Por isso, cabe a você descobrir como atrair o seu aluno para a sua academia.
Uma das maneiras de conseguir isso é com um bom trabalho de CRM, para manter contato constante com o aluno.
Com isso, você pode lembrá-lo que sua ausência vai atrapalhar e muito os resultados que ele pretende obter.
Acredite: muitas vezes, o seu aluno vai adorar receber uma “dura”, e a probabilidade do seu vínculo com ele aumentar a partir disso é grande.
E, se você mantiver o seu aluno focado e disciplinado na direção dos resultados, vai chegar na terceira atitude de um atleta profissional que vai ajudar na retenção do seu aluno.
Qual é a imagem do atleta profissional que mais fica marcada?
A imagem dele no pódio, recebendo uma medalha ou levantando um troféu.
Com o Clube de Recompensas, uma das ferramentas mais utilizadas do EVO, você pode criar momentos como esse.
A gamificação já é uma tendência há muito tempo nas academias e isso pode te ajudar a premiar os seus alunos pelos feitos alcançados por eles.
E quando você criar com ele a grande meta a ser alcançada, defina metas menores ao longo do caminho, para que ele tenha a percepção de estar no caminho certo.
A cada feito alcançado, crie uma rotina de celebração e reforce qual é o grande objetivo.
E quando esse grande dia chegar, celebre em grande estilo!
Neste momento, como todo atleta profissional que alcança o seu objetivo, ele vai se lembrar de quem o ajudou e esteve ao seu lado.
Você!
Neste momento, você certamente criou um vínculo indestrutível com o seu aluno, que já está encantado e fidelizado à sua academia.
Quer saber quais são os outros motivos de você investir dessa maneira na fidelização dos seus alunos?
Continue lendo com bastante atenção.
Uma das razões do gestor não alcançar a lucratividade que tanto deseja é um inimigo quase invisível: a alta taxa de cancelamento.
Não adianta nada concentrar toda a sua força nas vendas, se você perde os alunos que entram na sua academia.
Quer dizer, até adianta para você cobrir o prejuízo das pessoas que saem, mas a sensação que fica é a de “enxugar gelo”.
Por isso, com essa sugestão de seguir as atitudes de sucesso de um atleta profissional visam “tampar o buraco” por onde estão saindo os seus clientes.
Para te dar uma ideia de como isso pode refletir diretamente no seu fluxo de caixa, faça o seguinte exercício:
Pegue o número de clientes que cancelaram nos últimos 3 meses.
Imagine que você conseguiu reduzir esse número em 50%.
Sabe o que este número significa?
O dinheiro que poderia estar no seu bolso e está por aí, voando…
Agora, e se eu te disser que você pode lucrar ainda mais investindo na retenção dos alunos?
Vou te contar abaixo, leia com atenção que agora vem o pulo do gato!
Um dos grandes erros que ocorre não só nas academias, é achar que o relacionamento com um cliente se encerra na venda.
Na verdade, o chamado “pós venda” mudou tanto que agora tem até outro nome:
E não foi só o nome que mudou, mas toda a mentalidade no que diz respeito ao relacionamento com o cliente.
O Customer Success exige que toda a academia respire o sucesso do cliente, desde o primeiro contato que ele tem com a academia, até o momento em que ele atinge os seus objetivos.
A consequência de uma boa cultura centrada cliente é colher os frutos de uma boa jornada de sucesso dele:
Quer dizer, se você se dedicar a fazer o seu cliente atingir os seus resultados, além do lucro que você vai ter com a fidelização, vai continuar lucrando com ele mesmo depois da venda.
Este é um cenário maravilhoso!
Então, vamos meter a mão na massa e transformar os seus alunos em atletas profissionais em te dar lucro?
Quer saber como colocar em prática as 3 atitudes de um atleta profissional e ter os melhores resultados?
Tenha um sistema de gestão como aliado, para te ajudar no relacionamento com seus clientes, por meio da gamificação e do Clube de Recompensas, por exemplo.
Se você tiver dúvidas sobre como o EVO pode te ajudar, entre em contato e converse com um dos nossos especialistas em gestão, certamente conseguiremos uma boa estratégia para a sua academia.
Lembre-se: isso significa mais lucro no final do mês para você, com essas 3 dicas e um bom relacionamento com o seu cliente.
Conte conosco para transformar seus resultados.